Manual do utilizador

Índice

1. Introdução

2. Landing Page (Página de Entrada)

3. Passageiro

3.1 Conta do Utilizador

                3.1.1 Criar Conta

      3.1.2 Redefinir Senha

                3.1.3 Login

                3.1.4 Apagar conta

          3.2 Menu de Navegação

          3.3 Formulário de Localização de Passageiro

               3.3.1 Tipo de Transporte

                    3.3.1.1 Terrestres (Autocarro/ Comboio /Carro-Outro Veículo)

                         3.3.1.1.1 Autocarro

                         3.3.1.1.2 Comboio

                         3.3.1.1.3 Carro-Outro Veículo

                   3.3.1.2 Avião

                         3.3.1.2.1 Voo Direto

                         3.3.1.2.2 Voo Não-Direto

                   3.3.1.3 Navio de Cruzeiro / Embarcação de Recreio

                   3.3.1.4 Embarcação Ferry

              3.3.2 Informação Pessoal

              3.3.3 Endereço Permanente

              3.3.4 Endereço Temporário(s) no País visitado

              3.3.5 Companheiros de Viagem – Família

              3.3.6 Companheiros de Viagem Não-família/ Não- do Mesmo Agregado

              3.3.7 Informação de Contacto de Emergência

              3.3.8 Vizualizar o Formulário de Localização de Passageiro (PLF)

              3.3.9 Submeter PLF

         3.4 Editar detalhes do Formulário de Localização de Passageiro (PLF)

         3.5 Apagar PLF

4. Perguntas Frequentes (FAQ)

5. Anexo: “Registar – Verificar Conta – Login – Redefinir”

CONTRATO DE SERVIÇO: HADEA/2021/NP/0004 –
FERRAMENTA E-TRAVEL – HEALTHY GATEWAYS

 

Formulário digital de Localização de Passageiros da União Europeia (EUdPLF)

MANUAL DO UTILIZADOR PARA PASSAGEIROS

– Guia para o preenchimento do Formulário de Localização de Passageiros (PLF) na aplicação EUdPLF
– Perguntas Frequentes

https://app.euplf.eu/

 

 

“Este documento foi produzido, no âmbito do Programa EU4Health no âmbito de um contrato de serviço com a Agência Executiva Europeia de Saúde e Digital (HaDEA) sob mandato da Comissão Europeia. O conteúdo deste documento representa a opinião do contratante e é da sua exclusiva responsabilidade; não pode, de forma alguma, ser considerado como o reflexo das opiniões da Comissão Europeia e/ou da HaDEA ou de qualquer outro órgão da União Europeia. A Comissão Europeia e/ou a HaDEA não garantem a exatidão dos dados incluídos neste documento, nem aceitam responsabilidade por qualquer uso feito por terceiros.”

Reconhecimento

Este documento foi desenvolvido em colaboração com a Cytech Ltd. (http://www.cytech.gr), a empresa subcontratada para o desenvolvimento da aplicação EUdPLF.

 

1. Introdução

Os Formulários de Localização de Passageiros (PLFs) são usados pelas autoridades de saúde pública, para facilitar o rastreamento de contactos, caso os viajantes sejam expostos a uma doença infeciosa durante uma viagem de avião ou aeronave, navio (cruzeiro/ferry), comboio, autocarro ou automóvel. As informações que os viajantes fornecem nos PLFs podem ser usadas pelas autoridades de saúde pública, nos países de destino, para contactar rapidamente os viajantes, com o objetivo de proteger não só a sua saúde mas também a dos seus contactos, bem como prevenir a propagação de doenças.

Os países que exigem a conclusão do PLF estão atualmente a usar os formulários de localização de passageiros em papel ou desenvolveram sistemas online nacionais. À luz da pandemia da COVID-19, foi desenvolvida uma aplicação Web para o Formulário Digital de Localização de Passageiros da UE (EUdPLF) para facilitar a utilização de PLFs durante ameaças sanitárias transfronteiriças. Este formato digital permite uma recolha e troca de dados mais fácil e rápida entre as partes interessadas, tornando o rastreamento de contactos mais eficaz e eficiente.

Todos os passageiros que viajem, de qualquer parte do mundo para a UE, com qualquer meio de transporte (aéreo, terrestre, cruzeiros e navios) podem informar-se no website https://www.euplf.eu, que fornece informações úteis aos passageiros. O website contém uma série de perguntas frequentes relacionadas com o Formulário de Localização de Passageiros. Oferece, também acesso à aplicação EUdPLF https://app.euplf.eu/,  bem como aos PLFs nacionais (Formulários de dados de entrada, de cada Estado Membro da União Europeia). Além disso, os utilizadores podem ser informados, através de alguns links úteis, sobre as organizações envolvidas e os detalhes de contacto. Por fim, os utilizadores têm acesso à política de privacidade.

Todas as regras indicadas são gerais e cada país pode aplicar variações dessas regras.

2. Página de entrada (Landing Page)

Na Landing page (página inicial) da aplicação https://app.euplf.eu/, o utilizador pode ler algumas informações úteis sobre a aplicação, conforme se mostra nas imagens que se seguem. A aplicação está disponível em várias línguas europeias. Estão a ser continuamente adicionadas mais línguas.

3. Passageiro

Um dos tipos de utilizador da aplicação EUdPLF é o passageiro. Os passageiros têm direito a

  • criar formulário(s) de localização de passageiros,
  • editar/atualizar e
  • visualizar/imprimir/descarregar o(s) formulário(s) que o utilizador criou.
  • Guardar temporariamente. Há a possibilidade de guardar temporariamente cada uma das páginas do plf. O plf ainda não foi submetido e não pode ser considerado válido. Pode editá-lo e tem de clicar no botão submeter, no passo final, para que o PLF possa ser considerado válido e submetido. Se aparecer este ícone isso significa que o plf não foi submetido.

3.1 Conta do Utilizador

O acesso à aplicação é feito através do uso de uma conta. Por isso, quem quiser preencher um Formulário Digital de Localização de Passageiros deverá criar uma conta única (e-mail/senha). A conta de utilizador do passageiro é automaticamente apagada após 150 dias de inatividade, a contar do último login (período inativo). As etapas que os utilizadores devem seguir para criar uma conta são mostradas nas secções que se seguem.

3.1.1 Criar Conta

Este processo é necessário para que o utilizador possa criar os seu(s) próprio(s) formulário(s) digital(is) de localização de passageiros. O processo é fácil, basta entrar na página de Iniciar Sessão (login) e clicar em «Register» (Registar). O processo de criação de uma nova conta de utilizador (registo e ativação) deve ser feito apenas uma vez (à exceção do período de inatividade mencionado em 3.1.1). Se os passageiros quiserem editar ou criar um novo PLF, podem usar as suas credenciais (e-mail e senha) para entrarem novamente na aplicação EUdPLF. Conforme se mostra nas imagens a seguir, as informações que o utilizador deve preencher para criar a sua conta são:

  • Email: O utilizador deve inserir uma conta de email pessoal e exclusiva. Este e-mail não pode ser usado para outra conta de utilizador na plataforma.
  • Senha: o utilizador deve inserir uma senha que deve conter pelo menos 6 caracteres
  • Confirmar Senha: O utilizador deverá inserir novamente a senha para confirmação

Assim que o utilizador inserir as informações e clicar no botão «Register» (Registar), é-lhe imediatamente enviado um link de ativação de conta, por e-mail/enviado, para o endereço de e-mail fornecido pelo utilizador (ver imagem abaixo). O utilizador deve também verificar sempre a pasta SPAM. Assim que o utilizador clicar no link, a conta será ativada e assim poderá usar as credenciais (e-mail e senha) para iniciar a sessão (login).

Como parte do processo de registo e redefinição de senha, a plataforma enviar-lhe-á um link especial para o seu e-mail. Terá de clicar nesse link, no espaço de 1 hora, caso contrário, ele expirará e aparecer-lhe-á a mensagem de erro «The URL has expired» (O URL expirou.), receberá também instruções sobre como receber um novo e-mail, com um novo link.

3.1.2 Redefinir Senha

No caso de o utilizador ter perdido/esquecido a sua senha, poderá utilizar o processo de recuperação de senha. O utilizador deve clicar no botão «Reset Password» (Redefinir senha) na página de login. Após clicar no botão, o utilizador é direcionado para uma nova página, conforme mostra a imagem abaixo. Os utilizadores devem inserir o endereço de e-mail usado para criar a conta.

Se este endereço de e-mail pertencer a uma conta ativa existente, o utilizador receberá uma notificação por e-mail para redefinir a sua senha, conforme na imagem abaixo.

Como parte do processo de registo e redefinição de senha, a plataforma enviar-lhe-á um link especial para o seu e-mail. Terá de clicar nesse link, no espaço de 1 hora, caso contrário, ele expirará e aparecer-lhe-á a mensagem de erro «The URL has expired» (O URL expirou.), receberá também instruções sobre como receber um novo e-mail, com um novo link.

3.1.3 Login

O processo de login é simples. O utilizador só precisa de inserir o seu e-mail e senha associados à conta, na plataforma e clicar em «login».

3.1.4 Apagar Conta

O passageiro pode apagar a sua própria conta de utilizador. É uma configuração comum, genérica, que foi ativada para todos os países, na plataforma ao vivo. No canto superior direito de todas as páginas, o utilizador pode encontrar um botão de menu de navegação. Ao clicar neste botão será exibido um menu e deve selecionar «Profile» (Perfil) e «Account Management-Delete Account» (Gerenciamento de Conta – Apagar Conta). O cancelamento da conta do passageiro utilizador não afeta o(s) dplf(s) existente(s) e estes serão excluídos automaticamente de acordo com o período de retenção definido por cada EM. Caso um passageiro apague a sua própria conta pode criar uma nova com o mesmo e-mail.

3.2 Menu de Navegação

No canto superior direito de todas as páginas, o utilizador pode encontrar um botão de menu de navegação. Ao clicar neste botão será exibido o menu com as seguintes opções:

  • Home (Página inicial): Leva à página inicial
  • My PLFs (Os meus PLFs): Leva ao Painel de Controlo de Serviços com todos os Formulários de Localização de Passageiros digitais feitos pelo utilizador. O tempo que o(s) PLF(s) permanece(m) armazenado(s) e visível(is) está relacionada com o período de retenção definido pelo país de destino final, indicado em cada um dos PLF submetidos.
  • New PLF (Novo PLF): O utilizador pode criar um novo PLF digital
  • Profile (Perfil): O passageiro pode apagar a sua própria conta de utilizador.
  • Logout (Encerrar Sessão): Permite ao utilizador encerrar a sessão na aplicação.

3.3 Formulário de Localização de Passageiros

Uma vez iniciada a sessão, o utilizador é redirecionado para a página de seleção de destino, na qual seleciona o país de destino final, que vai visitar, para a realização do PLF. No mesmo PLF o passageiro pode preencher as informações de trânsito, mas com o mesmo modo de transporte.

Caso o utilizador esteja a viajar de avião e a viagem seja um voo direto, deve selecionar, apenas o país de destino final, na seção de Destino (já que este EM usa o EUdPLF como país de destino e aparece na lista suspensa). Os voos com ligação, entre a partida e o destino final, devem ser preenchidos no botão Voo Não Direto (abaixo). Aplica-se a mesma regra aos outros modos de transporte, por exemplo terrestres e marítimos.

3.3.1 Tipo de Transporte

Neste passo é pedido ao passageiro que selecione o tipo de transporte que utilizará durante a viagem. Mais especificamente, conforme se mostra na imagem abaixo, as opções são as seguintes:

  • Terrestres (autocarro/comboio/carro/outro veículo)
  • Avião
  • Navio de cruzeiro/Embarcação de recreio
  • Ferry

Dependendo do que o utilizador selecionar neste passo, serão exibidos o formulário e o conteúdo correspondentes. Os diferentes Formulários de Localização de Passageiros, de acordo com a seleção feita, também são apresentados nas etapas a seguir – secções.

Neste ponto é importante referir que, para qualquer tipo de transporte, o primeiro passo que o utilizador deve dar é ler e aceitar o Aviso de Privacidade que contém algumas regras básicas relativas ao preenchimento do formulário e ao fornecimento de dados pessoais para processamento, conforme se mostra na imagem abaixo.

3.3.1.1 Terrestres (autocarro/ Comboio /Carro-Outro Veículo)

Neste caso, o utilizador optou por viajar por terra, usando transportes como carro/outro veículo, comboio ou autocarro, para entrar no país. Nesta etapa, é pedido ao utilizador que selecione qual dos três meios de transporte terrestre utilizará. Além disso, neste momento é-lhe pedido que selecione se viaja em grupo ou com a sua família (comum em todos os meios de transporte), se aplicável e de acordo com as regras de cada EM.

3.3.1.1.1 Autocarro

Neste caso, o utilizador optou por viajar de autocarro. Antes de começar a preencher o formulário, é solicitado ao passageiro que selecione se viaja em grupo ou com a família (caixa de verificação). Os campos que devem ser preenchidos são mostrados nas imagens abaixo.

Os dados que o utilizador precisa de preencher são os seguintes:

  • Empresa de autocarros: O utilizador preenche com nome da empresa com a qual escolheu viajar.
  • Número de matrícula: O utilizador preenche com número de matrícula do veículo.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • País/Local de Embarque: O utilizador seleciona o país/local em que está a embarcar e ativa alguns dos campos a seguir.
  • Estação de embarque/cidade: O utilizador seleciona a estação de embarque do país/local/cidade de embarque escolhido.
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário pop-up, onde lhe é solicitado que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Número do assento: É solicitado ao utilizador que preencha com o número do assento.
  • Tipo de assento: É solicitado ao utilizador que selecione o tipo de assento, num conjunto de opções tais como: Executiva (Primeira Classe), Assento Atribuído e Económica (Segunda Classe).
  • Ponto de entrada (PoE) do país de destino: É solicitado ao utilizador que selecione o ponto de entrada (por exemplo, estação de fronteira) da sua viagem. Se o utilizador não conseguir encontrar o nome do ponto de entrada (por exemplo, estação fronteiriça) através do qual entrará no país de destino, deverá selecionar a opção « Other » (Outro) e adicionar o nome do ponto de entrada no campo seguinte.
  • Data e Hora de Chegada: O campo refere-se à data e hora da sua chegada ao PoE. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde é solicitado que o utilizador selecione o dia e o horário de chegada da sua viagem.

Além disso, caso a sua viagem inclua paragens intermediárias (após a partida e antes do destino final, em consistência com os dados preenchidos acima), os passageiros devem incluí-las no formulário. Esta regra aplica-se a todos os modos de transporte. Neste caso, o utilizador deverá preencher mais dois campos que são:

  • País: O utilizador deve escolher o país onde se realiza a paragem intermediária.
  • Estação intermediária: O utilizador deve escolher a estação intermediária da viagem
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário pop-up, onde lhe é solicitado que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.

3.3.1.1.2 Comboio

Neste caso, o utilizador optou por viajar de comboio. Antes de começar a preencher o formulário, é pedido ao passageiro que selecione se viaja em grupo ou com a sua família, isto se aplicável e de acordo com as regras de cada EM. Os campos a serem preenchidos são mostrados nas imagens abaixo.

O utilizador precisa de preencher os seguintes dados:

  • Transportador ferroviário: O utilizador preenche com o nome do transportador ferroviário com o qual viaja.
  • Número do comboio: O utilizador preenche com o número do comboio.
  • Número da carruagem: O utilizador preenche com o número da carruagem.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • País/local de embarque: O utilizador seleciona o país/local em que está a embarcar e ativa alguns dos campos que se seguem.
  • Estação de embarque/cidade: O utilizador seleciona a estação de embarque do país/local de embarque selecionado.
  • Data e Hora da Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Número do assento e número da carruagem: O utilizador preenche com o número do assento e da carruagem.
  • Tipo de assento: É pedido ao utilizador que selecione o tipo de assento, de um conjunto de opções, como: Executiva (Primeira Classe), Cabine (Carruagem Cama) e Económica (Segunda Classe).
  • Ponto de entrada (PoE) do país de destino: É pedido ao utilizador que selecione o ponto de entrada (por exemplo, estação de fronteira) da sua viagem. Se o utilizador não conseguir encontrar o nome do ponto de entrada (por exemplo, estação fronteiriça) através do qual entrará no país de destino, deverá selecionar a opção «Other» (Outro) e adicionar o nome do ponto de entrada no campo seguinte.
  • Data e Hora de Chegada: O campo refere-se à data e hora da sua chegada ao PoE. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de chegada da sua viagem.

Além disso, caso a sua viagem inclua paragens intermediárias (após a partida e antes do destino final, em consistência com os dados preenchidos acima), os passageiros devem incluí-las no formulário. Esta regra aplica-se a todos os modos de transporte. Neste caso, o utilizador deverá preencher mais dois campos que são:

  • País: O utilizador deve escolher o país onde se faz a paragem intermediária
  • Estação intermediária: O utilizador deve escolher a estação intermediária da viagem

3.3.1.1.3 Carro / outro veículo

Caso o utilizador opte por viajar de carro/outro veículo. Os campos a serem preenchidos são mostrados nas imagens abaixo.

Primeiro é pedido ao utilizador que selecione se está a viajar como membro de um grupo ou membro de uma família. As informações que o utilizador precisa de preencher são as seguintes:

  • Número da matrícula do carro/outro veículo: O utilizador deve preencher com o número da matrícula do carro/outro veículo no qual está a viajar.
  • País / Local de Partida: O utilizador deve escolher o formulário do país no qual está a iniciar a viagem de carro.
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde é lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • Ponto de entrada (PoE) do país de destino: É pedido ao utilizador que selecione o ponto de entrada (estação fronteiriça) da viagem. Se o utilizador não conseguir encontrar o nome do ponto de entrada (por exemplo, estação fronteiriça) através do qual entrará no país de destino, deverá selecionar a opção «Other» (Outro) e adicionar o nome do ponto de entrada no campo seguinte.
  • Data e hora de chegada ao país: O campo refere-se à data e hora de chegada ao PoE. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e a hora de chegada da sua viagem.

Além disso, caso a sua viagem inclua paragens intermediárias, os passageiros devem incluí-las no formulário. Neste caso, o utilizador deverá preencher mais dois campos, que são:

  • País: O utilizador escolhe o país onde faz a paragem intermediária
  • Estação intermediária: O utilizador escolhe a estação intermediária da viagem.
  • Data de Saída: O campo refere-se à data e hora da sua saída. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário pop-up, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.

3.3.1.2 Avião

Neste caso, o utilizador optou por viajar de avião. O utilizador pode escolher Voo Direto ou Voo Não-Direto. No caso de um voo de ligação, o utilizador deve selecionar a opção Voo Não-Direto.

Antes de começar a preencher o formulário, é pedido ao passageiro que selecione se viaja em grupo ou com a sua família, isto se aplicável e de acordo com as regras de cada EM. Os campos a serem preenchidos são mostrados nas imagens abaixo.

3.3.1.2.1 Voo Direto

O utilizador deve preencher as seguintes informações:

  • Nome da companhia aérea: O utilizador deve preencher com o nome da companhia aérea com a qual está a viajar.
  • Número do voo: Este campo refere-se ao número do voo. O utilizador deve digitar entre 1-10 caracteres e/ou números.
  • Número do assento: O utilizador deve preencher com o número do seu assento.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • Verifique se o seu voo é privado (caixa de seleção). Caso se trate de um voo privado o utilizador não necessita de preencher o campo anterior, mas aparecer-lhe-á um novo campo com o número do voo privado.

  • País/Local de Embarque: O utilizador preenche com o país onde está a embarcar.
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Aeroporto de embarque: O utilizador seleciona o aeroporto de embarque do país que declarou anteriormente.
  • Data e Hora de Chegada: O campo refere-se à data e hora da sua chegada ao destino (aeroporto). Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e a hora de chegada da sua viagem.
  • Destino Final (Aeroporto): O utilizador seleciona o aeroporto de destino final a partir de um conjunto de opções predefinidas e com base no país de destino.
3.3.1.2.2 Voo Não-Direto

Caso haja um voo de ligação, o utilizador deve selecionar esta opção Voo Não-Direto. Neste caso, aparecerá um novo formulário conforme se mostra na imagem abaixo.

O utilizador precisa de preencher com as seguintes informações:

  • Nome da companhia aérea: O utilizador deve preencher com o nome da companhia aérea com a qual está a viajar.
  • Número do voo: Este campo refere-se ao número do voo. O utilizador deve digitar entre 1-10 caracteres e/ou números.
  • Número do assento: O utilizador deve preencher com o número do seu assento.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • Verifique se o seu voo é privado (caixa de seleção). No caso de ser um voo privado o utilizador não necessita de preencher o campo anterior, mas aparecer-lhe-á um novo campo com o número do voo privado

  • País/Local de Embarque: O utilizador preenche com o país onde está a embarcar.
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Aeroporto de embarque: O utilizador seleciona o aeroporto de embarque do país que declarou anteriormente.
  • Destino / País de trânsito: O campo refere-se ao país de destino do seu voo de ligação (voo/1.º percurso da sua viagem).
  • Aeroporto de destino: O utilizador seleciona o aeroporto de destino, entre todos os aeroportos do país de destino, do seu voo de ligação (Voo/.1º Percurso da sua viagem).
  • Data e Hora de Chegada: Este campo refere-se à data e hora da sua chegada. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e a hora de chegada da sua viagem de ligação (Voo/1.º Percurso da sua viagem).
  • Adicionar Voo/Percurso: Caso haja um voo de ligação, o utilizador deve selecionar esta opção. Neste caso, aparecerá um novo formulário conforme se mostra na imagem abaixo. O voo de ligação é entre a partida (destino do voo de ligação – 1.º percurso da sua viagem) e a chegada (destino do voo de ligação – 2.º percurso da sua viagem). O campo Data e Horário de Chegada (antes do botão de voo de ligação) deve ser preenchido com a data e a hora de chegada ao destino do voo de ligação (Voo/2.º percurso da sua viagem).

O passageiro deverá preencher as seguintes informações relativamente ao Voo/2.º Percurso de ligação:

  • Verifique se este é o seu último voo/percurso da viagem

  • Nome da companhia aérea: O utilizador deve preencher com o nome da companhia aérea com a qual está a viajar.
  • Número do voo: Este campo refere-se ao número do voo. O utilizador deve digitar entre 1-10 caracteres e/ou números.
  • Número do assento: O utilizador deve preencher com o número do seu assento.
  • Verifique se o seu voo é privado (caixa de seleção). No caso de ser um voo privado o utilizador não necessita de preencher o campo anterior, mas aparecer-lhe-á um novo campo com o número do voo privado

  • País/Local de Embarque: O utilizador preenche com o país onde está a embarcar.
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida (Voo/2.º Percurso da sua viagem). Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Aeroporto de embarque: O utilizador seleciona o aeroporto de embarque do país que declarou anteriormente.
  • Destino / País de trânsito: O campo refere-se ao país de destino final (se este for seu voo final) ou país de trânsito (se for uma parte adicional do voo) (voo/ 2.º Percurso da sua viagem).
  • Aeroporto de destino: O utilizador seleciona o aeroporto de destino, de entre todos os aeroportos do país de destino (Voo/2.º Percurso da sua viagem).
  • Data e Hora de Chegada: O campo refere-se à data e hora da sua chegada. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e a hora de chegada da sua viagem intermediária (Voo/2.º Percurso da sua viagem).

3.3.1.3 Navio Cruzeiro / Embarcação de Recreio

Neste caso, o utilizador optou por viajar num navio de cruzeiro / embarcação de recreio. Antes de começar a preencher o formulário, é pedido ao passageiro que selecione se viaja em grupo ou com a sua família, isto se aplicável e de acordo com as regras de cada EM. É-lhe também pedido que selecione se viaja como membro da equipa do navio de cruzeiro. Os campos do formulário são apresentados nas figuras a seguir.

Em qualquer um dos casos, as informações que devem ser preenchidas são as seguintes:

  • Empresa de transporte / embarcações de recreio: O utilizador preenche com o nome da empresa de navegação / embarcações de recreio com a qual viaja.
  • Nome do Navio: O utilizador preenche com o nome do navio de cruzeiro/embarcação de recreio.
  • Nº de registo IMO: Código único para cada navio.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • País/Local de Embarque: O utilizador seleciona o país onde embarca.
  • Porto de Embarque: O utilizador seleciona o porto onde embarca com base no país de embarque que declarou acima.
  • Data e hora de embarque: O campo refere-se à data e hora do seu embarque. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Número da Cabine: O utilizador deverá preencher com o número da sua cabine.
  • Fim do Cruzeiro / Data de Desembarque: O processo diz respeito à data em que o cruzeiro termina e o passageiro desembarca. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia do fim do cruzeiro.
  • Fim do Cruzeiro / Porto de Desembarque: O utilizador deve selecionar o porto no qual desembarca, com base no país de destino selecionado numa das etapas anteriores.

Além disso, caso a sua viagem inclua paragens intermediárias, os passageiros devem incluí-las no formulário. Neste caso, o utilizador deverá preencher mais dois campos e estes são:

  • País: O campo refere-se ao país de destino da sua paragem intermediária.
  • Porto Intermediário: O utilizador seleciona o porto da sua paragem intermediária com base no país que escolheu acima.
  • Data e Hora de Chegada: O campo refere-se à data e hora da sua chegada. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e a hora de chegada da sua viagem intermediária.
  • Data e Hora de Partida: O campo refere-se à data e hora da sua partida. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário pop-up, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.

3.3.1.4 Ferry

Neste caso, o utilizador optou por viajar de Ferry. Antes de começar a preencher o formulário, é pedido ao passageiro que selecione se viaja em grupo ou com a sua família, se isto for aplicável e de acordo com as regras de cada EM. Os campos do formulário são apresentados nas figuras a seguir.

As informações que o utilizador deve fornecer são as seguintes:

  • Empresa do Navio /Empresa da embarcação de recreio: O utilizador deve preencher o nome da Empresa do Navio/ Empresa da embarcação de recreio com a qual viaja.
  • Nome da embarcação: O utilizador deverá preencher com o nome da embarcação com a qual está a viajar.
  • Países visitados anteriormente (Opcional): Se nos 14 dias anteriores à sua chegada esteve num país (não em trânsito) diferente da morada da sua residência
    permanente,indique abaixo os países/cidades onde esteve
  • País de Embarque /Local: O utilizador seleciona o país/local onde embarca.
  • Porto de Embarque: O utilizador seleciona o porto onde embarca com base no país de embarque que declarou acima. O campo é opcional.
  • Data e hora de embarque: O campo refere-se à data e hora do seu embarque. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia e o horário de partida da sua viagem.
  • Número da Cabine / Assento: O utilizador deverá preencher com o número da sua cabine ou o número do seu assento.
  • Tipo de assento: O utilizador escolhe o tipo de assento entre um conjunto de opções. As opções são: Económica (Deck), Assento Atribuído, Executivo e Cabine.
  • Data de desembarque: O campo diz respeito à data de desembarque do passageiro. Quando o utilizador clicar neste campo, é exibido automaticamente o calendário, onde lhe é pedido que selecione o dia do desembarque.
  • Porto de Desembarque: O utilizador deve selecionar o porto de desembarque com base no país de destino selecionado na etapa anterior.

 

3.3.2 Informação Pessoal

Neste passo, é preciso que o utilizador preencha os espaços com os seus dados pessoais. Mais especificamente, conforme se mostra nas imagens a seguir, os dados são os seguintes:

  • Apelido: O utilizador deve preencher com o seu Apelido.
  • Nome próprio: O utilizador deve preencher com o seu Nome próprio.
  • Sexo: O utilizador deve selecionar o seu sexo a partir das opções pré-definidas.
  • Data de Nascimento: O utilizador deverá preencher com a sua data de nascimento.
  • Tipo de Documento de Identificação: É o tipo de documento de identificação de viagem que o utilizador deve declarar. Em cada caso aparecerá um novo campo que o utilizador deverá preencher. As opções são:
  1. Bilhete de Identidade (Cartão de Cidadão)
  2. Passaporte

  • Número de telefone principal: O utilizador deve preencher com o seu número de telefone principal. O utilizador deve inserir um sinal de mais (+) seguido do código do país e do número de telefone, como por exemplo, +30 6989123456.
  • Outro Número de Telefone: Este campo diz respeito a um segundo número de telefone do passageiro.
  • Endereço de e-mail: Este campo é preenchido automaticamente pelo sistema e está associado ao utilizador que iniciou a sessão.

3.3.3 Endereço permanente

Neste passo o utilizador precisa de preencher os dados da sua residência permanente. Mais especificamente, conforme é mostrado nas imagens a seguir, os dados são os seguintes:

  • País: O utilizador deve selecionar o seu país de residência, de uma lista suspensa.
  • Estado/Província: O utilizador deve selecionar o seu Estado de residência de uma lista suspensa com base no seu país de residência.
  • Cidade: O utilizador deve declarar a cidade da sua residência.
  • C.P./Código Postal: O utilizador deverá declarar o C.P. da sua residência.
  • Rua: O utilizador deverá preencher com o nome da rua da sua residência.
  • Número da Rua/Número da Casa: O utilizador deve informar o número da rua/casa da sua residência.
  • Número do Apartamento: O utilizador deverá preencher com o número do apartamento da sua residência.
  • Por favor, clique se a morada da sua residência temporária é a mesma que a morada da sua residência permanente (Opcional):
    -Se «Sim», o campo seguinte «Endereço Temporário» está visível e deve ser preenchido manualmente.
    -Se «Não», o campo seguinte «Endereço Temporário» está previamente preenchido com a mesma informação contida no campo «Endereço Permanente».

 

3.3.4 Endereço(s) Temporário(s) em países visitados

Neste passo, é pedido ao utilizador que preencha os dados da sua morada temporária, uma ou mais, durante a sua viagem ao país de destino. Mais concretamente, se nos 14 dias seguintes, o utilizador não ficar na morada permanente declarada no passo anterior, deverá preencher os locais onde vai ficar no país de destino. (Se o utilizador for visitante, deverá escrever apenas o primeiro local onde ficará hospedado). As informações que ele precisa de preencher estão apresentadas nas imagens a seguir e são as seguintes:

  • Tipo de morada: O utilizador seleciona o tipo de morada que pode ser: Casa, Hotel, Cruzeiro, Outro.
  • País: O utilizador deve selecionar o país de residência temporária.
  • Estado/Província: O utilizador deve selecionar o Estado da sua residência, a partir de uma lista predeterminada, com base no seu país de residência.
  • Cidade: O utilizador deve declarar a cidade da sua residência
  • Rua: O utilizador deverá preencher com o nome da rua da sua residência.
  • Número da Rua/Número da Casa: O utilizador deve informar o número da rua/casa da sua residência.
  • C.P./Código Postal: O utilizador deverá declarar o C.P. da sua residência.
  • Número do Apartamento: O utilizador deverá preencher com o número do apartamento da sua residência.

Se, durante a sua estadia, o utilizador permanecer em mais de um local, ele deverá clicar no botão «ADD TEMPORARY ADDRESS» (ADICIONAR ENDEREÇO ​​TEMPORÁRIO) e declarar os detalhes da segunda opção. A opção de remover também é fornecida (botão).

3.3.5 Companheiros de Viagem – Família

Outro passo geral, que pode variar e é baseado nas regras de cada EM, é adicionar os detalhes de um companheiro de viagem do ambiente familiar. Portanto, se após fazer o login na plataforma e escolher o país de destino, vir uma caixa de seleção «Please check if you are travelling as a member of a group and / or with your family»  (Por favor, verifique se está a viajar como membro de um grupo e/ou com a sua família), significa que este país, em específico, oferece a opção para adicionar membros da família ou membros do grupo ao seu PLF. Em qualquer um dos casos, cada passageiro deve rever os PROTOCOLOS DE VIAGEM relativos ao país de destino, conforme exibido na página inicial do EUdPLF. Para adicionar um novo companheiro de viagem, que seja membro da família, o utilizador deve clicar no botão «ADD FAMILY MEMBER» (ADICIONAR MEMBRO DE FAMÍLIA), mostrado na imagem a seguir.

Quando o utilizador clicar no botão «ADD FAMILY MEMBER» (ADICIONAR MEMBRO DE FAMÍLIA), aparece imediatamente um formulário com as seguintes informações: Esta opção está disponível se o utilizador marcou a caixa de seleção «Please check if you are travelling as a member of a group and / or with your family» (Por favor, selecione se está a viajar como membro de um grupo e/ou com a sua família) na guia «Travel Information» (Informações de viagem). O(s) passageiro(s) adulto(s) deve(m) preencher o próprio plf. Esta secção deve ser preenchida com:

  • Nome próprio: O utilizador preenche com o nome próprio da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e que é membro da sua família.
  • Apelido: O utilizador preenche com o apelido da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e que é membro da sua família.
  • Sexo: O utilizador seleciona o sexo da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e é membro da sua família.
  • Número do Lugar: Não é um campo obrigatório e refere-se ao número do lugar da pessoa que viaja com o utilizador – (passageiro) e é membro da sua família.
  • Idade: O utilizador completa com a idade da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e é membro da sua família.

Ao clicar novamente no botão «ADD FAMILY MEMBER» (ADICIONAR MEMBRO DE FAMÍLIA), o utilizador pode adicionar quantos membros da família forem necessários. A qualquer momento, no entanto, qualquer pessoa pode ser excluída clicando no botão «REMOVE FAMILY MEMBER» (REMOVER MEMBRO DE FAMÍLIA)

3.3.6 Companheiros de Viagem Não-Família / Não – do mesmo agregado familiar

Outro passo, que pode variar e é baseado nas regras de cada EM, é adicionar os dados de um companheiro de viagem do mesmo grupo. Portanto, se após fazer o login na plataforma e escolher o país de destino, você vir uma caixa de seleção «Please check if you are travelling as a member of a group and / or with your family» (Por favor, verifique se você está a viajar como membro de um grupo e/ou com a sua família.), significa que este país, em específico, oferece a opção para adicionar membros da família ou membros do grupo ao seu PLF. Em qualquer caso, cada passageiro deve rever os PROTOCOLOS DE VIAGEM relativos ao país de destino, conforme exibido na página inicial do EUdPLF. Esta opção está disponível se o utilizador marcou a caixa de seleção «Please check if you are travelling as a member of a group and / or with your family» (Por favor, selecione se está a viajar como membro de um grupo e/ou com a sua família) na guia «Travel Information» (Informações de viagem). O(s) passageiro(s) adulto(s) deve(m) preencher o próprio plf. Para adicionar um novo companheiro de viagem, o utilizador deve clicar no botão mostrado na imagem a seguir «ADD NON-FAMILY TRAVEL COMPANION» (ADICIONAR COMPANHEIRO DE VIAGEM NÃO FAMILIAR)

Quando o utilizador clicar no botão «ADD NON-FAMILY TRAVEL COMPANION» (ADICIONAR COMPANHEIRO DE VIAGEM NÃO FAMILIAR), é imediatamente exibido um formulário com as seguintes informações:

  • Nome Próprio: O utilizador preenche com o nome próprio da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e que não é membro da sua família.
  • Apelido: O utilizador preenche com o apelido da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e que não é membro da sua família.
  • Sexo: O utilizador seleciona o sexo da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e não é membro da sua família.
  • Grupo (tour, equipa, negócios, outros): É um campo opcional e indica a relação que o utilizador tem com a pessoa mencionada.
  • Número do Assento: É um campo opcional e diz respeito ao número do assento da pessoa que viaja com o utilizador – passageiro e é membro da sua família.

Ao clicar novamente no botão «ADD NON-FAMILY TRAVEL COMPANION» (ADICIONAR COMPANHEIRO DE VIAGEM NÃO FAMILIAR), o utilizador pode adicionar quantas pessoas forem necessárias. No entanto, a qualquer momento pode excluir qualquer pessoa, se necessário, clicando no botão «REMOVE NON-FAMILY TRAVEL COMPANION» (REMOVER COMPANHEIRO DE VIAGEM NÃO FAMILIAR)

3.3.7 Informação de Contacto de Emergência

Refere-se aos dados de contacto de uma pessoa, designada pelo utilizador como contacto de emergência (pessoa de contacto que pode contactar o passageiro durante a viagem). As informações que o utilizador precisa de preencher são apresentadas nas imagens a seguir e são as seguintes:

  • Nome Próprio: O utilizador preenche com o nome próprio da pessoa que é o contato de emergência.
  • Apelido: O utilizador preenche com o apelido da pessoa que é o contato de emergência.
  • País: O campo refere-se ao país de residência da pessoa que é o contato de emergência.
  • Cidade: O campo refere-se à cidade de residência da pessoa que é o contato de emergência.
  • Número de telemóvel: O campo refere-se ao número de telemóvel da pessoa mencionada pelo utilizador. O utilizador deve inserir um sinal de mais (+) seguido do código do país e do número de telefone, como por exemplo, +306989123456.
  • Outro número de telefone: O campo refere-se a outro número de telefone da pessoa que é o contato de emergência.
  • Endereço de e-mail: O campo refere-se ao endereço de e-mail da pessoa que é o contato de emergência.

3.3.8 Visualizar Formulário de Localização de Passageiro (PLF)

Antes do envio final do formulário, o utilizador pode ver/visualizar numa janela pop-up os dados/informações que preencheu, conforme mostrado na imagem a seguir clicando no botão «Preview» (Visualizar).

 

3.3.9 Submeter/Enviar o PLF

Após rever as informações, o utilizador pode clicar no botão «Submit» (Submeter). Após o envio bem-sucedido do formulário, o utilizador é informado de que o formulário foi preenchido com sucesso (Indicação de envio do plf).

Ao mesmo tempo, o utilizador é informado sobre o processo e, mais especificamente, é informado de que:

Recebeu um e-mail (verifique sempre a pasta de SPAM) informando que o formulário que ele preencheu foi enviado com sucesso, contendo o código QR exclusivo.

Deverá ter o documento do formulário consigo durante a viagem em formato digital ou impresso.

Ao mesmo tempo, o utilizador recebe um e-mail no endereço de e-mail que forneceu, conforme mostrado na imagem abaixo.

Ao clicar no link do e-mail recebido, o passageiro pode visualizar e imprimir/descarregar o PLF específico para guardar.

O utilizador (passageiro) pode visualizar/descarregar/imprimir o(s) próprio(s) PLF(s) enviado(s) a partir do menu no canto superior direito (MY PLFs) (Os meus PLFs).

3.4 Editar detalhes do Formulário de Localização de Passageiros (PLF)

O utilizador pode visualizar, imprimir e editar/atualizar (antes da data de chegada ao destino final declarado) os detalhes de um Formulário de Localização de Passageiros. Esta opção está disponível no menu superior direito selecionando «My PLFs» (os Meus PLFs).

Ao selecionar a opção de editar o PLF, é exibido, imediatamente, um formulário com os campos pré-preenchidos pelo utilizador. Nem todos os campos são editáveis. As três primeiras entradas com os campos («Destination» (Destino), «Transportation Type» (Tipo de transferência), “Before you begin” (Antes de começar)) estarão sempre desabilitadas em qualquer processo de atualização do plf. Alguns dos outros campos também podem permanecer bloqueados enquanto que os outros campos são editáveis ​​e podem ser atualizados (isto depende de cada país). Durante esta ação, o utilizador pode alterar/adicionar quaisquer dados necessários. Após a conclusão das alterações e após clicar no botão «Submit» (Submeter), o utilizador recebe um novo e-mail na sua conta com o formulário atualizado. O código QR permanece o mesmo.

3.5 Apagar PLF

O passageiro pode ter a opção de apagar o(s) próprio(s) plf(s), de acordo com as regras do EM, que e destino final de cada plf. O passageiro pode apagar o(s) plf(s) se esta configuração tiver sido definida pelo país de destino final e se o status do plf não tiver sido alterado, por exemplo de «Submitted» (Submetido) para «Approved» (Aprovado) ou se os Prazos de Envio (em horas) em relação à chegada (Data Hora de Chegada) no país (no fuso horário específico) definido por cada EM não tiverem sido foi ultrapassados.

 

4. Perguntas Frequentes (FAQ)

Pergunta 1:

O botão de submeter/enviar não funciona. O que devo fazer?

Resposta 1:

Deve fechar a janela anterior (Feche o botão na parte inferior da visualização) como indicado abaixo, e depois clique novamente no botão «Submit» (Submeter).

Outra explicação possível é que pode não ter preenchido todos as campos do formulário. Nesse caso, aparecerá uma indicação vermelha, à volta de um campo. Por favor, certifique-se de ter preenchido todas as informações obrigatórias e de ter preenchido com informações corretas e válidas.

Pergunta 2:

Há um erro de validação em relação à entrada de datas que estou a tentar inserir. O que posso fazer?

Resposta 2:

Se houver uma indicação, a vermelho, significa que há um campo obrigatório que deve ser preenchido ou que há um erro de validação na entrada de dados num ou em mais campos. A data e horário de partida deve ser anterior à data e horário de chegada. Por favor, verifique também os fusos horários entre a partida e a chegada. Cada seleção de data e hora é definida no fuso horário do país de resposta. Você deve primeiro selecionar o país/local e depois a data e hora, para ter o respetivo fuso horário. Por último, mas não menos importante, certifique-se de que tem ativado o javascript no seu navegador.

Deve haver consistência de dados entre data e hora de partida e chegada e fusos horários, conforme apresentado abaixo:

Pergunta 3:

Não consigo descarregar minha versão em PDF do EUdPLF com o Outlook.

Resposta 3:

Você pode fazer o login na plataforma e imprimi-lo a partir de OS MEUS PLFs (menu superior direito) conforme descrito abaixo:

Pergunta 4:

O que devo fazer se não encontrar o meu destino ou aeroporto entre os listados?

Resposta 4:

Nesse caso, pode selecionar «OTHER» (OUTRO) e inserir o texto num campo extra abaixo.

Pergunta 5:

Tive problemas ao tentar registar ou redefinir a minha senha, o que devo fazer?

Resposta 5:

Pode ter acontecido que não escolheu uma senha válida, quando se tentou registar. As suas palavras-passe devem conter pelo menos 6 caracteres.

Verifique se a função Caps está ativada e verifique também em que língua está a escrever. Além disso, não inclua espaços em branco. Certifique-se, também de escrever corretamente seu e-mail.

Além disso, pedimos-lhe que escreva a sua senha, em vez de a copiar e colar no formulário.

O e-mail de confirmação pode ser acidentalmente marcado como spam. Por favor, verifique sempre a pasta de spam.

Por último, mas não menos importante, verifique se ainda não tem uma conta registada. Tenha em consideração que após o seu registo, a sua conta de utilizador tem a validade de 150 dias de inatividade desde o seu último login, antes de ser excluída permanentemente.

Pode redefinir a senha aqui: (https://app.euplf.eu/#/user/login).

Os viajantes devem registar-se na aplicação da web EUdPLF fornecendo um endereço de e-mail válido e exclusivo e uma senha. Os viajantes receberão um e-mail de confirmação no endereço de e-mail que forneceram (verificar sempre a pasta SPAM).

Para validar e concluir o processo de registo, os viajantes devem clicar no link enviado para o endereço de e-mail declarado.

 

Redefinir senha – exemplo de e-mail:

 

Pergunta 6:

Estou a viajar com minha família ou com um grupo e sou responsável pelo envio do formulário PLF. O que devo fazer?

Resposta 6:

Cada país tem a sua própria política sobre quem deve preencher o PLF (alguns países, caso uma família esteja a viajar junta, exigem que apenas um dos membros da família preencha o PLF, outros países, porém, exigem que cada adulto preencha um PLF individual).

Para saber mais sobre os requisitos específicos para o preenchimento do formulário, consulte a seção PROTOCOLOS DE VIAGEM, na página inicial do EUdPLF (https://app.euplf.eu/), selecione o país para o qual vai viajar e leia o seu protocolo.

Se estiver a viajar para outro destino e/ou desejar verificar se há alguma restrição de viagem, verifique a ferramenta da União Europeia intitulada Re-open EU (Reabrir EU) clicando aqui.

Se estiver a viajar para um país de destino, que permite que os membros da família sejam registrados num só PLF, certifique-se de ter selecionado a caixa de seleção relevante na guia « Before you begin» (Antes de começar) conforme mostrado abaixo. Ao marcar esta opção, aparecerão mais 2 guias (Companheiros de Família e Outros Companheiros).

Pergunta 7:

Estou a viajar de avião, com um voo de ligação. Qual é o destino que devo documentar no formulário EUdPLF?

 

Resposta 7:

Caso haja um voo intermediário, o utilizador deve selecionar esta opção. Neste caso, aparece um novo formulário conforme se mostra na imagem abaixo.

 

Exemplo 1 

London- Roma – Sardenha

Voo/ 1.º Percurso da sua viagem:

Voo/2.º Percurso da sua viagem:

Pergunta 8:

Enviei o meu PLF com sucesso. No entanto, o horário de partida do meu voo mudou ou/e eu preciso de fazer algumas alterações. O que é que eu posso fazer?

Resposta 8:

Não precisa de reenviar um novo inscrição, pois existe a possibilidade de editar o formulário que já enviou. Faça login na plataforma e clique no menu superior direito. Em seguida, selecione «My PLFs » (Os Meus PLFs) e procure o seu pedido mais recente. Em seguida, selecione o ícone de lápis para editar o seu pedido e clique em «Submit» (Submeter). Ser-lhe-á enviado um novo e-mail de confirmação para o seu endereço de e-mail.

Pergunta 9:

Os viajantes precisam de enviar um PLF separado se a viagem incluir paragens em mais do que um país?

Resposta 9:

Regra geral, quando o viajante utiliza diferentes meios de transporte (navio, avião, comboio, autocarro), deve preencher um novo PLF sempre que embarcar num novo meio de transporte (navio, avião, comboio, autocarro) para viajar para outro país. À exceção de, quando os viajantes viajam de avião e a viagem inclui voos de ligação num país diferente/países, deve ser apresentado apenas um PLF para o país de destino final. No entanto, se o viajante sair do aeroporto, antes de embarcar no voo de ligação, deve também preencher um PLF separado para esse país.

Os viajantes que viajam com um navio de cruzeiro, precisarão enviar só um PLF, selecionando apenas como país de destino o país do seu desembarque final (final do cruzeiro). O viajante deverá preencher no sistema eletrónico os nomes dos portos em que o cruzeiro fizer escala. Os viajantes que viajam de carro/outro veículo precisam de apresentar um PLF sempre que entrarem num país que exija a apresentação de dPLF.

Pergunta 10:

Como é que um passageiro entra? (através da plataforma e quando é que é gerado o código QR)

Resposta 10:

Antes de viajar, o passageiro inscreve-se (uma vez), depois faz o login fornecendo as suas credenciais (e-mail/senha) na plataforma e cria o dPLF. O código QR exclusivo é gerado e exibido no plf. Em seguida, apresenta o código QR (recebido por e-mail) ou online, através do plf produzido, ou o formato impresso do plf digitalizado às autoridades locais, e entra no respetivo país.

Pergunta 11:

Não enviei a minha inscrição porque não sei o “Número do assento”. O que posso fazer?

Resposta 11:

Preencha no formulário, no «Seat Number» (Número do Assento) –> XXX e prossiga com o preenchimento do plf. Assim que souber o «Seat Number» (Número do Assento) poderá editar o plf, que já enviou, e preencher as informações corretas (se o plf ainda for editável com base nas regras de cada EM como país de destino final). Faça login na plataforma e clique no menu superior direito. Em seguida, selecione «My PLFs» (Os Meus PLFs) e procure o seu pedido mais recente. Em seguida, selecione o ícone de lápis para editar o seu pedido e clique em «Submit» (Submeter). Ser-lhe-á enviado um novo e-mail de confirmação para o seu endereço de e-mail.

Pergunta 12:

Registei-me e recebi o e-mail como esperado. Mas quando clico no link, aparece a mensagem:« The URL has expired. Please click here to receive a new email verification URL» (A URL expirou. Por favor, clique aqui para receber um novo URL de verificação de e-mail)

Resposta 12:

Como parte dos processos de registo e redefinição de senha, a plataforma enviar-lhe–á um link especial para o seu endereço de e-mail. Você tem de clicar nesse link, dentro do prazo de 1 hora, caso contrário, ele expirará e você verá a mensagem de erro «The URL has expired» (O URL expirou), receberá também instruções sobre como receber um novo e-mail, com um novo link.

 

5.Anexo: “Registar – Verificar Conta – Login – Reeniciar”

  • Registar:

Os viajantes devem registrar-se na aplicação da web EUdPLF fornecendo um endereço de e-mail válido e exclusivo e uma senha. O processo de criação de uma nova conta de utilizador (registo e ativação) deve ser feito apenas uma vez. Os viajantes receberão um e-mail de confirmação no endereço de e-mail fornecido (verifique sempre a pasta de SPAM).

1.º Passo:

Por favor selecione a opção «Register» (Registar).

2.º Passo:

  • Digite o seu endereço de e-mail, senha e confirme a senha.
  • Por favor, selecione «Register» (Registar) para prosseguir com o processo de registo.

NOTA:

  • A sua senha deve conter pelo menos 6 caracteres.
  • Certifique-se de verificar se a função Caps está ativada, bem como a língua em que está a escrever.
  • Pedimos-lhe encarecidamente que digite a sua senha, em vez de a copiar e colar no formulário.

3.º Passo:

Aparecerá uma mensagem «A link to activate your account has been emailed to the address provided. In case you did not receive the email click here to re-send it.» ( Foi enviado, para o endereço fornecido, um link para ativar a sua conta. Caso não tenha recebido o e-mail clique aqui para o reenviar .)

NOTA:

  • Se não receber um e-mail na sua caixa de entrada, verifique também a sua pasta de SPAM ou selecione «re-send» (reenviar) na mensagem.

4.º Passo:

Será enviado para o seu endereço de e-mail um URL único, no qual deve clicar.

NOTA:

  • Se não receber um e-mail na sua caixa de entrada, verifique também a sua pasta de SPAM.

5.º Passo:

Aparecer-lhe-á uma mensagem a dizer «Your account has been activated. You can now login by using your credentials.»  (A sua conta foi ativada. Agora pode fazer login usando as suas credenciais.)

  • Verificar Conta:

1.º  Passo:

Caso não tenha recebido o e-mail para verificação de conta, clique na opção «click here to re-send it» (clique aqui para reenviar).

2.º Passo:

Insira o seu endereço de e-mail e a sua senha.

NOTA:

  • Deve inserir a senha inicial que usou no processo de registo.

3.º Passo:

Aparecerá uma mensagem a dizer « A link to activate your account has been emailed to the address provided. In case you did not receive the email click here to re-send.» (Foi enviado, para o endereço fornecido, um link para ativar a sua conta. Caso não tenha recebido o e-mail clique aqui para que lhe seja reenviado.)

NOTA:

  • Se não receber um e-mail na sua caixa de entrada, verifique também a sua pasta de SPAM ou selecione «re-send» (reenviar) na mensagem.

4.º Passo:

Será enviado para o seu endereço de e-mail um URL único, no qual deve clicar.

NOTA:

  • Se não receber um e-mail na sua caixa de entrada, verifique também a sua pasta de SPAM.

5.º Passo:

Aparecer-lhe-á uma mensagem a dizer « Your account has been activated. You can now login by using your credentials» (A sua conta foi ativada. Agora pode fazer login usando as suas credenciais.)

  • Login (Iniciar Sessão):

O processo de Login é simples. O utilizador só precisa de preencher o e-mail e a senha associados à sua conta, na plataforma, e clicar em Login (Iniciar Sessão). O processo de login deve ser feito após o registo (ativação de conta).

1º Passo:

– Insira o endereço de e-mail e a senha de modo a iniciar a sessão.

– Por favor, selecione “Login”.

NOTA:

  • A sua senha deve conter pelo menos 6 caracteres.
  • Certifique-se de verificar se a função Caps está ativada, bem como a língua em que está a escrever.
  • Pedimos-lhe encarecidamente que digite a sua senha, em vez de a copiar e colar no formulário.

  • Redefinir:

Caso o utilizador tenha perdido/ se tenha esquecido da sua senha, poderá utilizar o processo de recuperação de senha. Para isso o utilizador deve clicar no botão Redefinir Senha. Se este endereço de e-mail pertencer a uma conta ativa existente, o utilizador receberá um e-mail de notificação (verifique sempre a pasta SPAM) para redefinir sua Senha.

1.º Passo:

Por favor selecione a opção «Reset» (Redefinir).

2.º Passo:

  • Insira o seu endereço de email.
  • Por favor selecione «Reset» (Redefinir).

3.º Passo:

Aparecerá uma mensagem a dizer «If that email address belongs to an account, we will send you an email to reset your password» (Se esse endereço de e-mail pertencer a uma conta, enviaremos um e-mail para redefinir a sua Senha).

4.º Passo:

Será enviado para o seu endereço de e-mail um URL único, no qual deve clicar.

NOTA:

  • Se não receber um e-mail na sua caixa de entrada, verifique também a sua pasta de SPAM.

5.º Passo:

  • Digite a Senha e confirme a senha para o processo de redefinição.
  • Por favor, selecione «Reset» (Redefinir).

NOTA:

  • A sua senha deve conter pelo menos 6 caracteres.
  • Certifique-se de verificar se a função Caps está ativada, bem como a língua em que está a escrever.
  • Pedimos-lhe encarecidamente que digite a sua senha, em vez de a copiar e colar no formulário.

6.º Passo:

Aparecerá uma mensagem a dizer «Your password has been successfully» (A sua senha foi bem-sucedida.)

Regras Gerais e resolução de problemas

  1. Certifique-se de que a sua ligação à internet é ininterrupta e estável.
  2. Tenha sempre o JavaScript ativo no seu navegador.
  3. Não use copiar e colar para preencher o formulário, escreva o texto originalmente. Evite copiar espaços. O mesmo passageiro não pode apresentar para a mesma data de chegada, para o mesmo país de destino mais de um plf.
  4. Cada EM, como país de destino final de um plf, pode ter regras diferentes, relativamente aos campos do formulário (como por exemplo, campos obrigatórios/opcionais, visíveis/ocultos, editáveis, extra), aos prazos de submissão, ao período de retenção do plf, etc.
  5. Por favor, repare que nalgumas entradas são permitidos apenas caracteres latinos, enquanto que noutras caixas de entrada também é permitido que escreva na sua língua materna. Isso depende do país de origem.
  6. Caso haja algum campo, no qual não encontrou o valor/a opção necessários no menu suspenso (por exemplo, país, aeroporto), selecione «OTHER» (OUTRO) no menu suspenso e escreva a sua opção no campo vazio.
  7. Em campos com valores ou lugares suspensos, como por exemplo aeroporto, deve primeiro selecionar o país e então a lista suspensa seguinte será ativada e preenchida com os valores relacionados, correspondentes à seleção anterior. Por exemplo, você deve selecionar o País/Local de Embarque e então o Aeroporto de Embarque será ativado para selecionar ou digitar.
  8. O plf será enviado para o e-mail do passageiro. O passageiro também pode visualizar/imprimir/descarregar a partir do menu do utilizador na aplicação.
  9. O PLF será excluído automaticamente pelo sistema após um período de retenção definido pelo país de destino.
  10. O e-mail não diferencia maiúsculas de minúsculas.
  11. O passageiro pode submeter e editar/atualizar o formulário PLF com base nos prazos de submissão estabelecidos por cada EM. Pode ser antes ou mesmo depois da data de chegada.
  12. Campos de preenchimento automático. Em cada novo formulário PLF, alguns dados pessoais comuns serão salvos/transferidos de quaisquer formulários PLF anteriores e preencher-se-ão automaticamente no novo plf. O plf será editável. A entrada «Personal information» (Informações pessoais) e «Permanent Address» (Endereço permanente) serão utilizadas sob esta condição.
  13. A regra geral existente na atual versão do EUdPLF é que o mesmo passageiro (a mesma conta de utilizador relacionada ao e-mail específico) não pode enviar para a mesma data de chegada, para o mesmo país de destino mais de um plf. Aplicam-se as seguintes regras:
    • De acordo com os protocolos de viagem de cada país, a mesma conta de utilizador pode ser usada para preencher e enviar dPLFs de familiares ou membros do grupo ou de pessoas sem conhecimentos de informática.
    • 1 dPLF por passaporte ou pelo mesmo documento de identidade, para a mesma data de chegada e para o mesmo país de destino final (se houver passaporte ou documento de identidade por essa ordem)
    • 1 dPLF pela mesma data de chegada, para o mesmo país de destino final (se não houver Passaporte nem Bilhete de Identidade/ Cartão de Cidadão).
  14. Todas as regras indicadas são gerais e cada país pode aplicar variações delas.
  15. Como parte dos processos de registo e redefinição de senha, a plataforma enviará um link especial para o seu endereço de e-mail. Terá de clicar nesse link, no prazo de 1 hora, caso contrário, ele expirará e você verá a mensagem de erro «The URL has expired» (O URL expirou.), bem como instruções sobre como receber um novo e-mail com um novo link.
  16. No caso de haver um problema imediato, por exemplo de ligação lenta à internet, será exibida a seguinte mensagem «A connection to the website could not be established. Please check that you have an active internet connection and try again later.» (Não foi possível estabelecer ligação com o site. Verifique a sua ligação à Internet e tente novamente mais tarde.), então terá de atualizar a página e tentar novamente.

V2.7 – 29/03/2022